Diorama é um município do estado de Goiás. Sua população projetada pelo IBGE para 2016 é de 2.546 habitantes. Localiza-se na região Oeste do Estado de Goiás. Pela primeira vez na história política do município, será administrada por uma mulher, Valéria Ferreira dos Santos.

 

História:

No final da década de 20, as terras, atualmente pertencentes a Diorama, Montes Claros de Goiás, Iporá, Israelândia, Jaupaci e outros municípios, pertenciam a área da cidade de Goiás que era então a capital do estado e que tinha um grande município.

Enfim, somente no dia 17 de Dezembro de 1958, Diorama conquistou sua autonomia político-admistrativa e foi divulgado sua emancipação no Diário Oficial do estado e a cidade foi desmembrada da cidade de Goiás.

Geografia:

A área do município é de 687.348 km². Faz divisa ao norte com Montes Claros de Goiás, ao Sul com Iporá, a leste com Jaupaci e ao oeste com Arenópolis. Sua densidade demográfica é de 3,61 habitante por quilometro quadrado. A Renda Per Capita em 2014 (a soma de todas as riquezas dividido pela população) é de R$ 16.950,14 (2014). O Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (IDEB) recebeu nota 4,9 (2013). A frota de veículos (automóveis, motos e caminhões) em 2015 foi de 697. Com pequena diferença, a maioria da população é do sexo masculino. A distância de Diorama para a capital Goiânia é de 245 quilômetros de Goiânia.

Economia:

A economia da cidade se baseia principalmente na pecuária e na agricultura.

Turismo:

O turismo da cidade é baseado nas características geográficas da cidade. Devido a estes fatores em seu território se localizam várias cachoeiras e a principal é a Cachoeira do Rio dos Bois.

O ENCODI é uma tradicional festa do calendário dioramense que reúne as comunidades em dias de muita alegria com shows e exposições.

Compartilhe!